Seu browser não suporta JavaScript!
Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

introdução

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) é uma importante referência para a oferta dos cursos técnicos de nível médio nos diferentes sistemas de ensino Federal, Estadual/Distrital e Municipal do país.

A adoção da nomenclatura, a carga horária e o perfil descritivo, apresentados no CNCT, possibilitam à instituição de ensino qualificar a oferta de seus cursos e ao estudante uma maior aceitação no mercado de trabalho.

Conforme determina a Resolução nº 03/2008 do CNE, as instituições que oferecem cursos experimentais que não estejam presentes neste catálogo devem buscar inseri-los, protocolando requerimento no MEC no período de 1 de agosto a 30 de setembro de cada ano. É importante ressaltar que os cursos que não forem inseridos no CNCT em até 3 anos, após o início de sua oferta como curso experimental, não devem continuar ofertando novas vagas.

Todos os anos o Ministério da Educação busca analisar a oferta dos cursos técnicos de nível médio no país, bem como as necessidades da sociedade contemporânea, a fim de promover constantemente a atualização do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos.

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, se coloca à disposição da sociedade para receber sugestões e críticas, bem como para oferecer orientações sobre a oferta da educação profissional.

Voltar

© 2012 Ministério da Educação. Todos os direitos reservados.