Seu browser não suporta JavaScript! topo
Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Guia Pronatec de Cursos FIC

Guia Pronatec de Cursos FIC

Guia Pronatec de Cursos FIC

Apresentação

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.

Dentre as iniciativas do Pronatec está a Bolsa-Formação Trabalhador, cujo objetivo é promover a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas. Para direcionar a oferta dos cursos do Pronatec/Bolsa-Formação Trabalhador, o Ministério da Educação elaborou este guia, que nesta versão conta 518 opções de cursos, distribuídos em 13 eixos tecnológicos, conforme suas características científicas e tecnológicas.

O Guia Pronatec de Cursos FIC é atualizado periodicamente e serve como instrumento direcionador da oferta de cursos, contribuindo para a consolidação de uma política pública que tem como objetivo principal aproximar o mundo do trabalho do universo da Educação.

Os cursos do Pronatec são oferecidos pelas escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Institutos Federais, CEFET e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais), pelas entidades dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (Senai, Senac, Senat e Senar) e pelas Redes Públicas Estaduais de Ensino, com o apoio do Ministério da Educação.

Informações adicionais sobre o Pronatec estão disponíveis no endereço www.pronatec.mec.gov.br ou através da Central de Atendimento Fala Brasil 0800-616161.

Voltar

© 2013 Ministério da Educação. Todos os direitos reservados.