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Guia Pronatec de Cursos FIC

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Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios (28)

Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética. Destacam-se, na organização curricular destes cursos, estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Atua no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas, na constituição de cooperativas em comunidades locais, buscando os melhores resultados.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto voltar ao topo

Organiza o armazenamento e movimentação de insumos. Verifica a conformidade de processos. Libera produtos e serviços, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto voltar ao topo

Executa serviços de apoio na área de finanças. Atende fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Trata de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atua na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo voltar ao topo

Programa e controla o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazena materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto voltar ao topo

Atua no apoio ao desembaraço de mercadorias e bagagens e na vistoria aduaneira. Acompanha a desistência de vistoria aduaneira, o pagamento de taxas e impostos, a apresentação de documentos à Receita Federal e aos demais órgãos competentes. Acompanha a análise de amostras de mercadorias na verificação de funções, uso e material constitutivo.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo voltar ao topo

Atua no apoio às atividades de planejamento da produção. Interpreta o plano de trabalho da produção e programa o seguimento de linha. Aloca recursos conforme planejado, identificando gargalos. Acompanha ficha crítica de equipamentos de produção e movimentação de mercadorias. Utiliza dados para propor melhorias. Identifica não conformidades e emite relatórios.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo voltar ao topo

Atua no apoio ao planejamento de vendas especializadas. Demonstra produtos e serviços e concretiza vendas. Acompanha clientes no pós-venda. Contata áreas internas da empresa. Sugere políticas de vendas e participa de eventos.

Carga Horária: 200 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo voltar ao topo

Executa serviços de apoio na área administrativa de unidades do judiciário, atendendo pessoas, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços. Trata de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo voltar ao topo

Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto voltar ao topo

Auxilia nas tarefas de organização e armazenamento de documentos produzidos e recebidos por uma organização, para consultas futuras.

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Atua nos processos administrativos e financeiros da empresa. Executa e controla operações financeiras de crédito e cobrança, observando critérios estabelecidos pela legislação em vigor e as necessidades dos setores internos e externos.

Carga Horária: 160 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto voltar ao topo

Atua nos processos administrativos e financeiros da empresa. Executa e controla operações financeiras de tesouraria, observando critérios estabelecidos pela legislação em vigor, e as necessidades dos setores internos e externos.

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Realiza atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cdastrais dos empregados.

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Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.

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Executa e controla serviços de apoio na área de comércio exterior. Atende fornecedores e clientes, informando sobre produtos e serviços de importação e exportação. Trata de documentos variados, cumprindo os procedimentos necessários. Prepara relatórios e planilhas. Executa serviços gerais de comércio internacional para importação e exportação de produtos e serviços.

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Atua diretamente na emissão de notas fiscais (manual e/ou eletrônica), efetua a classificação fiscal e contábil, auxilia na apuração e preenchimento das guias de recolhimento dos impostos e organiza (guarda) arquivos de documentos, com base na legislação tributária, para o registro da movimentação fiscal e atendimento ao Fisco.

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Auxilia no processo de planejamento e controle de finanças. Apoia o processo decisório com base em indicadores financeiros. Opera os instrumentos para análise de riscos e crédito e de operações bancárias.

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Presta atendimento a usuários de serviços bancários. Realiza operações de caixa. Fornece documentos aos clientes. Compensa documentos e controla arquivo. Estabelece comunicação com os clientes, prestando-lhes informações sobre os serviços bancários.

Carga Horária: 200 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Completo voltar ao topo

Executa e controla atividades de compra, com base nas políticas, sistemas e processos da empresa, fundamentado na evolução e na história da formação da Cadeia de Suprimentos. Estabelece a ligação da área de Suprimentos com a área de Logística. Identifica os fluxos de informação integrados à produção, industrialização, distribuição, comercialização e mercado. Utiliza sistemas de informação, visando à análise, ao controle e à realização da compra. Seleciona e avalia fornecedores, conforme as características de qualidade dos produtos a serem adquiridos.

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Realiza a programação e o controle da produção, preservando os requisitos de qualidade e consumo dos mesmos de acordo com normas, padrões e especificações dos produtos.

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Atende às solicitações e necessidades administrativas básicas de uma empresa. Realiza serviços internos e externos de entrega e recebimento de documentos, objetos e valores.

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Registra mercadorias vendidas. Operacionaliza valores monetários. Domina os equipamentos eletrônicos de pagamento e os terminais de caixa. Confere o fundo de caixa. Abre e encerra o caixa. Manuseia mercadorias e apoia o setor de entregas. Efetua estorno.

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Atua em atividades básicas nos setores de hortifrutigranjeiros, frios e laticínios, padaria, confeitaria e carnes da loja/supermercado. Aplica conceitos de boas práticas na manipulação de produtos perecíveis. Executa atividades de reposição e organização de estoques. Faz operação de caixa. Utiliza técnicas de merchandising no ponto de venda. Empacota mercadorias.

Carga Horária: 200 Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto voltar ao topo

Atende usuários, oferece serviços e produtos. Presta serviços técnicos especializados. Realiza pesquisas. Faz serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados para captar, reter ou recuperar clientes. Observa as normas do setor.

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Organiza equipes de trabalho. Impulsiona ações de vendas. Pesquisa produtos e serviços da concorrência. Controla e subsidia as ações de promoção das vendas nos PDVs. Expõe mercadorias. Faz reposição de mercadorias. Elabora relatório de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços. Informa características dos produtos. Executa ações de merchandising nos pontos de venda.

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Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.

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Faz intermediação de negócios mercantis para terceiros, utilizando mostruários, catálogos, panfletos e quaisquer outros meios ou instrumentos que possam facilitar as negociações junto à clientela. Conhece em profundidade os produtos e serviços da empresa. Divulga e domonstra produtos e serviços. Finaliza vendas. Acompanha clientes pós-venda. Interage com as demais áreas da empresa representada. Participa de eventos.

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Apresenta os produtos e serviços da empresa, os quais conhece em profundidade. Identifica os tipos de cliente. Negocia e argumenta com o cliente. Prepara mercadorias para venda. Apoia e presta serviços ao cliente. Demonstra produtos. Executa a venda e a pós-venda. Expõe mercadorias no ponto de venda. Registra a entrada e a saída de mercadorias.

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